sexta-feira, 22 de abril de 2011

A lição mais importante que eu aprendi.


A forma como eu conhecí foi o mercado, foi um tanto quanto inusitada. Conheci o Forex através de HYIPs(High Yield Investment Programs). São clubes de investimento que supostamente investem no Forex e te oferecem uma rentabilidade pode variar de 0,5 a 3% ao dia. Esses clubes tem endereço apenas no mundo virtual. Aparecem em uma noite e desaparecem na outra. Bom, tudo funciona perfeitamente bem até a "empresa" desaparecer da internet levando consigo seu dinheiro e seus sonhos de vida boêmia.

Foi assim comigo e com muitos outros. O meu final nesse mundo de dinheiro rápido e fácil e sem esforço, foi como o de muitos outros. Perdi Muita grana. Bastante mesmo. Enquanto as coisas estavam dando certo, estava ganhando 500 dólares por semana(nada mal pra não fazer nada). Quando a coisa desandou, perdi absolutamente todo meu dinheiro investido e me sobraram algumas dívidas. Algumas dívidas eu já paguei, outras ainda vai levar um tempo, como por exemplo a confiança de alguns amigos entraram comigo na furada.

"Nem tudo que brilha é Ouro" me diziam. Eu ria deles e mostrava como estava levantando ás 11 da manhã, andando de carro o dia todo sem fazer nada. Enfim, o estilo de vida que eu tinha sonhado. A minha qualidade de vida aumentou significativamente durante esse período, mas os meus rendimentos estavam baseados em coisas muitas incertas e quando a casa caiu, eu desmoronei junto.

Conheci o Forex em 2009 através de uma empresa chamado ForexMacro. Um clube de investimento que pagava em torno de 20% ao mês para quem investia dinheiro com eles. através de uma breve apresentação no site e inúmeros depoimentos de pessoas que passaram a viver de rendimentos graças à ForexMacro, me convenci e coloquei inicialmente pouco dinheiro. Eu entrava nesses sites de cálculos financeiros e calculava quanto teria ao final de 1 ano se aplicasse 10 mil reais com juro composto de 20% ao mês. Com esses sonhos, fui aumentando cada vez mais meu dinheiro nessa empresa. Depois conhecí outras que ofereciam rentabilidades diferentes.

Foi de tanto ouvir o termo Forex nessas empresas que eu me interessei em saber o que era isso. Então eu conheci o mercado. Sabia que era possível ganhar muita grana. Me interessei ainda mais e comecei a estudar. "Mas porque eu deveria estudar para aprender a operar e levantar às 5 da manhã, sendo que eu poderia simplesmente dar meu dinheiro para uma empresa dessas e deixá-los trabalhar pra mim???" Foi esse meu pensamento e isso, com certeza foi um grande atraso em minha vida. Demorei muito mais para aprender a operar e perdi bastante dinheiro.

Ainda me lembro de um trader amigo meu, com quem eu fiz 2 cursos de Forex que sempre me dizia: "Você vai tomar scam com essas empresas mano". Eu achava que tudo estava bem e continuava. Não ligava para o que pessoas estavam dizendo. Estava dando certo.

A casa começou a cair quando eu estava me preparando para casar. Estava ganhando aproximadamente 500 dólares por semana. Quando uma HYIP importante quebrou. Perdi aproximadamente 10% do meu capital investido. Não tinha problema...logo eu recuperaria. Depois outra HYIP importante desapareceu...depois outra e outra. Em menos de 1 mês eu tinha perdido mais de 30% do meu capital. Resultado: em mais ou menos 3 meses, 23 HYIPs desapareceram com meu dinheiro levando 100% do meu capital. Fiquei sem meu dinheiro, que por sinal havia emprestado do banco para investir a um juro maior. Me sobraram dívidas, dinheiro nenhum, um casamento pela frente e nenhuma renda. Meu carro, que no momento em que conhecí as HYIPs era quitado, agora estava financiado novamente. Bom, a situação estava crítica. Além de dinheiro, alguns amigos se afastaram de mim. Foi difícil explicar para alguns que haviam investido comigo, que o dinheiro deles havia evaporado. Me sobraram quase nada, além de desespero, angustia, dívidas e muita coisa para comprar pro casamento.

Pensei em desistir, deixar tudo de lado e ir trabalhar de empregado novamente. Algumas vezes cheguei a pensar que tudo era mentira e que ninguém era capaz de fazer grana no Forex. Enfim, desacreditei de tudo. Mas uma coisa não me deixou desistir.
A idéia de ficar rico, viver bem, independente e livre para trabalhar de onde eu quisesse e como eu quisesse estava gravada nos meus ossos. Depois de algum tempo, tornei a abrir a plataforma de negociações e comecei a estudar novamente.
Muitas vezes você não pode evitar a queda, mas a decisão de se levantar é sempre sua. Agradeço ao apoio da minha mãe, que mesmo perdendo tudo nas HYIPs e depois quebrando contas no Forex, sempre sempre sempre me apoiou e me dizia:

"Não desista, eu sei que você consegue"

Graças ao bom Deus, eu consegui dar a volta por cima. Apesar de ter conhecido o Forex da forma errada, ainda assim agradeço a oportunidade de ter conhecido o mercado. Como em tudo na vida, precisamos aprender a encontrar o ponto positivo nas coisas. Toda essa situação, me ensinou uma lição que eu tenho certeza que não aprenderia de outra maneira: "NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS"
Não existe uma fórmual mágica para se fazer as coisas. Não existem robôs que vão te deixar milionários. Não existe nada que possa te fazer rico além de Deus e de você mesmo. Não existem atalhos, não existe um meio de se fazer mais fácil.

Hoje, eu não acredito em coisas milagrosas. A própria natureza nos mostra que as árvores demoram para gerar seus frutos. Não existe meio compromisso, meia vontade nem meio sucesso. Se você quiser ser bem-sucedido no Forex, você precisa ralar, aprender, se esforçar, se disciplinar, se controlar e buscar o melhor de você. Se alguém disse o contrário pra você, é mentira.

Existe uma única coisa capaz de mudar sua vida e te tornar bem sucedido: VOCÊ MESMO.

Um comentário:

  1. É verdade meu caro, não existe mágica para se chegar ao topo da montanha chamada sucesso. Tem que ser um passo de cada vez e nos lugares certos. Tenho praticado nesse tipo de négocio também e já percebi que DISCIPLINA E ESTRATÉGIA são duas coisas chave. Tenho aprendido bastante com seus vídeos e continuarei estudando. Um abraço!

    ResponderExcluir