quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os 5 passos para se tornar um trader.

Olá. Alguem tempo atrás encontrei esse texto em um forum de Forex e achei legal compartilhar com vocês. Peço desculpas pelos erros de português, pois o texto foi traduzido pelo Google e não tive tempo de corrigir os erros.

Os 5 passos para se tornar um trader profissional:


Primeiro Passo: Incompetência Inconsciente.

Este é o primeiro passo que você toma quando começa a olhar para o mercado. Você sabe que é uma boa maneira de ganhar dinheiro, porque você já ouviu falar muito sobre isso e ouviu falar de tantos milionários. Infelizmente, assim como quando você desejou dirigir um carro pela primeira vez, você achou que ia ser fácil - afinal, quão difícil pode ser? O Preço se move para cima ou para baixo - qual é o grande segredo então? - vamos rachar de ganhar dinheiro!

Infelizmente, assim como quando você sentou na frente de um volante, você rapidamente descobre que você não tem idéia sobre o que você está fazendo. Você abre muitos trades e toma muitos riscos. Quando você entra em uma negociação que se vira contra você, você imediatamente inverte sua posição e ela inverte contra você novamente.. e novamente, e novamente.

Você pode ter sucesso inicial, e isso é pior ainda - porque isso diz a seu cérebro que este negócio é realmente simples e você começa a arriscar mais dinheiro.

Você tenta recuperar suas perdas através da duplicação de cada vez que você negocia. Às vezes você vai se safar, mas mais frequentemente do que não você vai sair ferido. Você é totalmente incosciente da sua incompetência na negociação.

Esta etapa pode durar uma ou duas semanas de negociação, mas o mercado é normalmente rápido e ele mesmo já te manda para a próxima fase.


Segundo Passo - Incompetência Consciente

O segundo passo é onde você percebe que há mais trabalho envolvido na negociação e que você pode realmente ter que trabalhar algumas coisas antes de ser bem sucedido. Você conscientemente perceber que você é um profissional incompetente - você não tem as habilidades ou o conhecimento para ter um lucro regular dentro do mercado.

Está decidido sobre a compra de sistemas e muitos e-books, le sites de lugares desde os EUA à Ucrânia e começa sua busca pelo Santo Graal. Durante esse tempo, você vai ser um nômade de sistemas - você passará rapidamente de método para método dia-a-dia e semana após semana sem nunca ficar com um tempo suficiente para ver se realmente ele funciona. Toda vez que você encontrar um novo indicador ficará em êxtase que este fará toda a diferença.

Você vai testar sistemas automatizados no Metatrader, você vai brincar com médias móveis, linhas de Fibonacci, suporte e resistência, pivôs, Fractais, Divergência, DMI, ADX, e uma centena de outras coisas, na esperança de que o seu "sistema mágico" começa hoje. Você vai ser um "adivinhar de topos e fundos, tentando encontrar o ponto exato de reversão com seus indicadores e você vai encontrar-se perdendo dinheiro e até mesmo perdendo mais, porque você está tão certo de que você está certo.

Você vai para a sala de chat e ver os outros operadores fazer pips e você quer saber porque não é você - você perguntar um milhão de perguntas, algumas das quais são tão idiotas que quando você olhar para trás vai se sentir um pouco tolo. Em seguida, você chega ao ponto onde você pensa que todos os que estão fazendo pips e mais pips são mentirosos - eles não podem estar fazendo esse montante porque você estudou e você não faz isso, você sabe o quanto eles sabem eles devem estar mentindo. Mas eles estão ali, dia após dia e sua conta só cresce, enquanto a sua cai.

Você será como um adolescente - os traders que fazem dinheiro lhe darão conselhos, mas você é teimoso e acha que sabe mais - você não ouve ninguém e de supernegocia sua conta ainda que todo mundo diz para não fazê-lo - mas você sabe mais. Você vai considerar a idéia de seguir sinais de outras pessoas, mas mesmo assim eles não vão funcionar porque você não dispõe de disciplina nem para seguir os sinais.

Você pode até mesmo abordar um 'guru' como Rob Booker ou alguém em uma sala de bate-papo que promete fazer de você um profissional (geralmente por uma taxa de curso). Se o guru é bom ou não você não vai ganhar porque não há substituto para o estude e tempo na frente dos gráficos e você ainda acha que sabe mais.

Esta etapa pode durar décadas - de fato, conversando com outros traders, bem como minha experiência pessoal, confirma que pode facilmente durar mais de um ano e mais perto de 3 anos. Este é também o passo quando você está mais suscetível a desistir através frustração.

Cerca de 60% dos novos operadores morrem nos primeiros 3 meses. Isso é bom - pensa sobre isso - se a negociar fosse fácil estaríamos todos milionários. Outros 20% vão se manter por um ano e, em seguida, em desespero, correm riscos suficientes para quebrar suas contas, o que, naturalmente, acontece.

O que pode surpreender é que dos 20% restantes todos eles vão durar cerca de três anos - e eles vão pensar que estão seguros na água - mas mesmo depois de três anos apenas 5-10% ainda vai continuar e fazer dinheiro de verdade.

A propósito - são números reais, e não apenas coisas tirei da minha cabeça - por isso, de quando você começa até os 3 anos, não espere que as coisas sejam tão boas.

Eu ja tive muita gente discutindo comigo sobre esses prazos - o engraçado é que nenhum deles têm negociado por mais de 3 anos - se você acha que sabe mais, pode perguntar em uma qualquer chat para alguém que esteja negociando cinco anos e pergunta-lhes quanto tempo leva para se tornar plenamente 100% proficiente. Claro que eu acho que haverá exceções à regra - mas até agora eu não conheci.

Eventualmente, você começará a sair desta fase. Você provavelmente já comprometeu mais tempo e dinheiro do que você jamais pensou, perdeu 2 ou 3 contas lotadas mas nunca desistiu, talvez 3 ou 4 contas, mas agora a coisa já está em seu sangue.

Um dia - em uma fração de segundo que você vai entrar na fase 3.


Passo 3 - O momento Eureka

No final da segunda fase você começa a perceber que não é o sistema que está fazendo a diferença. Você percebe que é realmente possível ganhar dinheiro com uma média móvel simples e nada mais se você sentar a sua cabeça e ter uma boa gestão do dinheiro(manejo de risco. Você começa a ler livros sobre a psicologia da negociação e se identifica com os personagens retratados nos livros e, finalmente, vem o momento eureka.

O "momento eureka" provoca uma nova conexão em seu cérebro. De repente você percebe que nem você, nem ninguém pode prever com precisão o que o mercado fará em próximos dez segundos... muito menos nos próximos 20 minutos.

Devido a essa revelação, você para de tomar qualquer idéia/aviso/sinal do que alguém pensa - o que esta notícia vai fazer, e o que esse evento vai fazer para os mercados. Você se torna um indivíduo (individuo vem de individual e é assim que começa a ser) com o seu próprio método de negociação

Você começa a trabalhar apenas um sistema que se molde à sua própria maneira de negociar, você está começando a ficar feliz e você decide limitar o seu limiar de risco.

Você começa a tomar cada trade de uma vez e escolhe aqueles que tem uma boa probabilidade de ganho. Quando a negociação estiver muito ruim você não ficar com raiva ou querer se vingar do mercado porque você sabe que como você não pode prever o mercado, então não foi culpa sua - assim que você perceber que a negociação virou contra você, você fecha o trade e pronto. A próxima negociação ou a próxima terá maior chance de sucesso, porque você sabe que seu sistema funciona.

Você para de medir seus resultados a partir de uma perspectiva diária e começar a olhar para números semanais sabendo que uma negociação negativa não vai tornar seu sistema deficiente.

Você percebeu em um instante que o segredo da negociação é sobre uma coisa - a coerência de seu conhecimento e sua disciplina para tomar todas as negociações, não importa quais as condições do mercado.

Você aprende sobre gerenciamento do dinheiro e alavancagem - o risco de conta, etc, etc - e desta vez você começa a realmente absorver as coisas. Então você olha para trás e lembra-se daqueles que te disseram a mesma coisa há um ano atrás com um sorriso. Você ainda não estava pronto, mas agora você está. O "momento eureca" chegou quando você realmente aceite que você não pode prever o mercado.


Passo 4 - Competência Consciente

Você está negociando somente o que o seu sistema lhe diga. Você aceita as perdas com a mesma naturalidade que você aceita uma posição vencedora. Agora você deixa suas posições vencedoras correrem para o objetivo final(take) aceitando plenamente os riscos e sabendo que o sistema ganha mais dinheiro do que perde e quando você estiver em uma posição perdedora você a fecha rapidamente com pouca "dor" para sua conta

Você está agora num ponto em que você fica no 0 a 0 (breakeven) a maioria do tempo - no dia a dia, você terá semana onde você faz 100 pips e semanas em que você perde 100 pips - em geral, você está no 0 a 0 e não perde mais dinheiro. Você agora está consciente do fato de que você está fazendo as coisas certas e você está recebendo o respeito de outros traders como você na sala de bate-papo. Você ainda tem que trabalhar e pensar sobre seus trades, mas como isso continua você começa a ganhar mais dinheiro do que você perde de forma consistente.

Você vai começar o dia com 20 pips de lucro, ter uma perda de 35 pips e não se apavora pelos 35 pips de prejuízo porque você sabe que eles vão voltar. Você vai agora começar a fazer 25 pips em uma semana, 50 na próxima e assim por dia.

Isso dura cerca de 6 meses


Quinto Passo - Competência Inconsciente

Agora estamos cozinhando - como dirigir um carro, cada dia você chega ao seu posto de operação e simplesmente negocia - faz tudo agora em um nível inconsciente. Tudo funciona no piloto automático agora. Você começa a escolher os trades e começa a realizar trades realmente grandes e faz 200 pips em um dia.

Você vê os novatos no fórum gritando "vai vai dólar" como se eles estivessem apostando em um cavalo para vencer o Grand National, e você se vê neles...mas há muitos anos.

Esta é a utopia de negociação - que você domina as suas emoções e agora você é um trader com uma conta de rápido crescimento.

Você é uma estrela da negociação na sala de chat e as pessoas ouvem o que você diz. Você se reconhece em suas perguntas de cerca de dois anos atrás. Você passa o seu parecer, mas você sabe mais que é inútil, porque eles são adolescentes - alguns deles vão chegar onde você está - alguns vão fazê-lo depressa e outros serão mais lentos - literalmente dezenas e dezenas deles nunca vai conseguir chegar nos dois últimos estágios, mas alguns sim chegarão.

Negociar já não é mais emocionante - na verdade, provavelmente é chato - como tudo na vida, quando você fica bom nisso ou você o faz por seu trabalho - fica chato - você está fazendo seu trabalho e é isso.

Finalmente você cresce para fora das salas de conversação e encontra poucas pessoas que você conversar sobre os mercados sem ser influenciado de maneira alguma.

Todo o tempo você está aperfeiçoando seus métodos para extrair o máximo de lucro do mercado sem aumentar seu risco. Seu método de negociação não muda - só fica melhor - você já tem o que as mulheres chamam de "intuição"

Você pode dizer agora com a cabeça erguida "eu sou um comerciante de moedas", mas para ser honesto você não se preocupa nem mesmo em dizer isso a ninguém - é um trabalho como outro qualquer.

Espero que tenha gostado de ler esta viagem na mente dos comerciantes e que espero que você tenha se identificado com alguns pontos aqui.

Lembre-se que apenas 5% vão realmente fazer isso - mas o segredo para que chegue lá, não é o seu poder de resistência e sim a sua capacidade de mudar suas percepções e paradigmas assim que novas informações se tornam disponíveis.

Os perdedores são aqueles que queriam "ficar rico depressa", aproximaram-se do mercado e depois de seis meses continuavam cegos e não puderam ver o óbvio - uma espécie de "esta é a maneira como eu vejo e isso é que é" - recusando-se a assimilar novas informações.

Fico feliz por dizer que a razão pela qual eu comecei a negociar foi por causa da mentalidade do "fique rico rápido". Só agora que eu vejo isso como "fique rico devagar"(mas fique rico)

Se você está pensando em desistir eu tenho um conselho para você ....

Pergunte-se a si mesmo a pergunta "quantos anos você iria para a faculdade, se você soubesse de fato que havia um trabalho de um milhão de dólares por ano no fim de tudo?

Negocie prudentemente e sucesso a todos.

Um comentário:

  1. Muito bom este post!!! Relata a realidade de como ser um trader de sucesso!!!

    ResponderExcluir